Associados

Confinamento deve recuar 12,6% esse ano

Ao longo do mês de julho de 2013 foi realizado pelo Imea o segundo levantamento da intenção de confinamento no Estado de Mato Grosso. A pesquisa, contou com o apoio de 215 pessoas entrevistadas, entre técnicos, gerentes e proprietários de uma base de 216 unidades de confinamento.
 
Assim sendo, constatou-se um cenário pessimista durante o mês de julho, com uma redução de 12,6% na comparação com o rebanho de bovinos efetivamente confinados em 2012 (792,8 mil cabeças), atingindo a intenção de confinar 693,2 mil cabeças de bovinos no ano de 2013.
 
A seguir estão apresentadas as expectativas para todas as macrorregiões mato-grossenses. 
 
Como visto na Tabela 1, o desânimo dos confinadores com relação à atividade aumentou, isto é, em abril eram esperadas 809,5 mil cabeças, já em julho a expectativa é de que 693,2 mil cabeças sejam estrategicamente terminadas no cocho, uma queda de uma intenção para outra de 14,4%.
 
Além disso, praticamente todas as macrorregiões que historicamente apresentam números elevados no rebanho confinado diminuíram suas intenções. São os casos do nordeste, médio-norte, oeste e sudeste, todas macrorregiões com redução de mais de 10% na intenção de fechar a boiada no cocho.
 
No entanto, pode ser observado na Tabela 2, a seguir, que o centro-sul mato-grossense despertou para a atividade de confinamento, sendo a única macrorregião com expectativas positivas para o número de animais confinados ao longo das pesquisas e também ao efetivamente confinado. Para se ter uma ideia, em 2012 foram confinadas 77,1 mil cabeças de bovinos no centro-sul e em abril eram esperadas 96,2 mil cabeças. Agora, em julho, a intenção é maior ainda, 110,8 mil cabeças.