História

 A União Nacional da Indústria e Empresas da Carne (UNIEC) é uma associação civil, com âmbito nacional, sem fins lucrativos que congrega empresas ligadas à cadeia agroindustrial da carne no Brasil.

A UNIEC foi fundada em 1º de março de 2007, como União das Indústrias Exportadoras de Carne do Estado do Pará, pela decisão de um grupo de dinâmicos empresários interessados em fortalecer o setor e alcançar novos mercados.

De 2007 a 2010, o trabalho da UNIEC contribuiu para a melhoria da imagem do setor e enfrentou de maneira objetiva e persistente os principais problemas que ameaçam a estabilidade dos negócios da carne no Pará.

Questões tributárias, ambientais, sanitárias, infra-estruturais, de oferta de matéria prima e de abertura de novos mercados marcaram a atuação da UNIEC nesse período, possibilitando diversas conquistas.

Apesar de todos esses avanços, a indústria da carne brasileira ainda convivia com um quadro de escassez de matéria-prima para atender ao grandioso parque industrial nacional e à crescente demanda dos mercados interno e externo,bem como com a necessidade de incremento qualitativo dos produtos da pecuária, desde os aspectos intrínsecos da carne, por exemplo, até no que tange às exigências sanitárias, ambientais e sociais.

Tal quadro apontava para a necessidade da realização de um trabalho de vulto nacional, integrado com todos os atores da cadeia agroindustrial da carne e voltado para o aumento da produção, da produtividade e da qualidade dos processos e produtos dessa cadeia.

Foi neste propósito que, em 27 de abril de 2011, aproveitando a experiência bem sucedida UNIIEC no Estado do Pará é que os mesmos dinâmicos empresários decidiram ampliar a sua atuação para todo o País com a sua transformação na União Nacional da Indústria e Empresas da Carne, mantendo a mesma sigla UNIEC.