Associados

Rússia aprova dois frigoríficos de carne bovina do Pará

A Rússia aprovou dois frigoríficos processadores de carne bovina do Pará para exportação aos países da sua união aduaneira, que inclui Belarus e Cazaquistão, informou o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) nesta quinta-feira (29).
 
As exportações das duas plantas podem começar imediatamente, após a confirmação da aprovação concedida pelo serviço sanitario russo, o Rosselhosnadzor.
 
A Rússia foi classificada como o segundo maior importador de carne bovina brasileira em volume nos primeiros sete meses deste ano, com 177.731 toneladas (no valor de US$700,87 milhoes), atrás apenas de Hong Kong, de acordo com dados da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec).
 
Serguei Dankvert, diretor do Rosselhosnadzor, reforçou esta semana, via mensagem de vídeo para a industria brasileira, que o indutor de crescimento ractopamina é estritamente proibido em proteínas importadas, de acord com normas alimentares da Rússia.
 
Dankvert disse este mês que os veterinários do serviço sanitário russo poderiam reiniciar inspeções dos frigoríficos brasileiros perto do final deste ano, devido à alegada detecção de ractopamina nas importações de carne bovina brasileira ao longo do ano passado.
 
O sistema russo de depender no documentação de cada embarque de carne bovina brasileira para garantir a qualidade já não é suficiente, disse.
 
As exportações brasileiras de carne bovina somaram 807,2 mil toneladas no valor de US$3.579 bilhões nos primeiros sete meses deste ano, aumentos de 21% e 14,5%, respectivamente, em relação ao mesmo período do ano  passado.
 
Fonte: CarneTec