Associados

A tradição está matando nossos lucros – por Alan Newport

Muitas vezes, lembro-me que Dave Pratt, dono das escolas Ranching for Profit, diz que a maioria dos produtores rurais nem sequer acredita que pode lucrar.

Eu responderia que se você continuar fazendo o que você sempre fez, você continuará recebendo o que você sempre recebeu.

A tradição está nos matando. Os preços dos bezerros estão caindo, assim como os especialistas nos advertiram, e assim como qualquer um que tenha passado por alguns anos sabia que cairiam (embora um idiota tenha me dito em 2015 que nunca haveria outro dia ruim e o negócio pecuário). Os custos das vacas aumentaram e ficaram muito altos à medida que os preços dos bezerros caíram. Os preços da terra estão tão altos que nenhuma pessoa razoável pode entrar no negócio e apenas os ricos ou herdeiros podem ser cowboys.

Estou sendo muito negativo? Talvez um pouco mais do que deveria?

Mas aqui estão alguns fatos que me levam a tais declarações e que você pode achar interessante. Tenho em minhas mãos dados de três dúzias de fazendas grandes e gerenciadas profissionalmente, que apresentaram um lucro líquido real de 2,7% no ano passado, e as expectativas são piores para 2017, com base nos preços dos bezerros e nos custos das vacas.

Estive observando nos últimos dias os dados de fazendas de Dakota do Norte e Minnesota e as operações de cria, média, são mal lucrativas, se é que são. Claro, as médias apenas contam o meio da história.

Curiosamente, as operações maiores com agricultura como parte significativa da operação parecem ser as mais lucrativas, apesar das condições extremamente difíceis para os lucros das colheitas nos últimos anos.

Além disso, na semana passada, coloquei alguns dados através dos meus orçamentos de estoque e encontrei um valor razoável de ganho entre as classes novilhos, mas pouca oportunidade de lucro em tarifas de aluguel tipicamente altas. Isso significa que apenas as pessoas que possuem propriedades com o lote inteiro têm sólidas oportunidades de lucro sob gestão tradicional.

Aí reside o problema, na minha opinião. Estamos tão ligados na tradição que mantemos o pastejo contínuo muito depois que ele deixou de funcionar, e então, entra-se em uma corrida de tamanho com a vaca incorretamente definida como a principal unidade de produção e nunca realmente desistiram desse acelerador. Além disso, tendemos a pensar que a única maneira de ganhar dinheiro é a adição de quilos ao gado, que é outro modo de pensar tradicional, mas na realidade nem sempre é assim.

Tenho trabalhado com Wally Olson nos últimos anos para falar sobre diferentes formas de comprar, vender e comercializar gado. Trabalhei com Gordon Hazard em marketing de compra e venda e uso inteligente do dinheiro. Eu explorei a ideia da produção individual de vacas versus produção por hectare e lucro líquido e retorno sobre ativos por fazenda. Escrevi histórias com bons gerentes de pasto e gerentes holísticos sobre como eles fazem mais por 20 anos. Continuarei fazendo isso. Trata-se de mudar a maneira como você pensa sobre produção e lucro.

Com esta história, estou fornecendo um orçamento muito básico que mostra a diferença no lucro potencial, simplesmente melhorando a terra para que você possa ter mais gado. Este é um plano básico de pastagem de verão com novilhos.

Olson diz que você não pode realmente pensar fora da caixa, mas você pode pensar maior. Ele pode estar certo, mas todos precisamos expandir nossa visão do mundo e especialmente dos nossos negócios.

Por Alan Newport, editor da revista Beef Producer, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.