Associados

McDonald’s inicia compra de carne de pecuária sustentável da Amazônia

A Arcos Dorados, maior franqueadora da rede de fast food McDonald’s no mundo, anunciou na quarta-feira (17) o início de aquisição de carne produzida em áreas de pecuária considerada como sustentável no bioma amazônico, revendo a política da companhia que a impedia de ter fornecedores na região.

A companhia, que tem 884 lojas McDonald’s no Brasil, informou que o projeto começa com a aquisição neste ano de 250 toneladas de carne vinda de Alta Floresta, no norte do Mato Grosso, onde 23 fazendas estão cadastradas no Programa Novo Campo.

O programa, implementado pela empresa Pecuária Sustentável da Amazônia (Pecsa), tem parceria da JBS, maior processadora de carne do mundo e fornecedora das lojas da Arcos Dorados no Brasil.

A companhia compra por ano 30 mil toneladas de carne bovina no Brasil, disse o diretor de sustentabilidade da Arcos Dorados, Leonardo Lima. Segundo ele, a intenção é elevar o volume de compras de áreas que praticam pecuária sustentável no Brasil, atingindo 100% nos próximos anos.

“No próximo ano, o número de 250 (toneladas) vai ser maior. Queremos evitar pressões aos fornecedores. Mas claramente vai ser disponibilizado mais carne de pecuária sustentável”, afirmou.

Segundo Lima, o Brasil é o segundo país na rede global do McDonald’s, depois do Canadá, a implementar o plano de compra de carne de pecuária sustentável.

Ele comentou que a aquisição das 250 toneladas não implica em custos maiores à Arcos Dorados e que os investimentos dos pecuaristas envolvidos no projeto vão se pagar com o aumento da produtividade e eficiência na gestão de suas propriedades.

Porém a empresa ainda está trabalhando como fazer a mensagem chegar ao consumidor, já que a carne comprada do projeto, por exemplo, não vai ser diferenciada nas embalagens dos produtos do McDonald’s no país.

Fonte: Reuters, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.